terça-feira, 28 de julho de 2015

Unidade Multifamiliar em 4,74m de largura

Um jovem casal com uma filha resolveu aproveitar o imóvel dos pais da esposa para construir seu lar. O imóvel geminado nas habitações laterais mede  4,74m x 14,30m, apresentando jardim posterior com 2,40m. Como a ideia era ter proximidade a proximidade com a família, mas preservar a individualidade do casal e para isso as entradas deveriam ser independentes.

Fachada

Fachada

Vista aérea

Vista aérea posterior

 A sala que já era relativamente pequena precisou sofrer redução equivalente a largura da escada, mas permaneceu agradável e permitindo que os pais tenham conforto para assistir tv ou receber visitas em casa, podendo ser aproveitado o mesmo mobiliário atual.
Sala da casa térrea

Em consequência das dimensões do lote, o apartamento do casal precisou assumir dimensão compacta e extremamente funcional. A sala de estar admite sofá de dois lugares e poltrona, com possibilidade de acomodações alternativas, como pufes e banquetas dobráveis.

Estar da residência projetada

A lavanderia foi alocada no interior da cozinha, com porta camarão isolando a mesma quando for necessário. 

Cozinha

Cozinha e lavanderia

 O quarto da filha do casal ocupa a projeção do quarto da residência térrea. Assim como o quarto do casal, a utilização do piso vinílico deixa o ambiente mais acolhedor e propicia o conforto térmico ao andar descalço.

Quarto da filha

Quarto do casal

 No terceiro piso do prédio foi criado outro ambiente de estar e jantar, assim como terraço, que servem para receber a constante visita de amigos, que reúnem constantemente em forma de célula.

Estar

Jantar

terraço

Reforma e Ampliação de Uma Residência Unifamilar

A cliente adquiriu um imóvel em um condomínio fechado no bairro da Marambaia (Belém-PA) e contactou o escritório para fazer o projeto de reforma e ampliação do imóvel, que estava muito mal distribuído, com uma suíte sem abertura no banheiro e dormitório, sala sem boa circulação de ar e suíte principal com desperdício de área.
A tônica do projeto era fazê-lo ser contemporâneo, inspirado na arquitetura modernista, mas não deixar a casa ter "jeitinho de casa".
A fachada permaneceu com a construção original, dando destaque a jardineira com a aplicação do porcelanato que simula madeira igual o do detalhe da marquise e volume da escada. O tom neutro do marrom e do branco dão sobriedade a moradia, permitindo o destaque da porta em vermelho, com preferida da moradora.


simulação da fachada 

simulação da fachada

 A escada foi disposta de maneira que permitisse que os dois quartos superiores tivessem acesso a varanda frontal superior, sendo localizada na frente da planta a fim de permitir melhor a integração da sala com a varanda posterior, sem elementos dificultando o acesso e visibilidade.

Detalhe da entrada

Sala de estar com vista para a área de lazer

Vista da sala pelo mezanino

 Cozinha e sala de jantar estão divididas por bancada de granito que serve para refeições rápidas. A mesa de jantar de oito lugares é iluminada por majestoso pendente. Ao fundo, gravuras de Heraldo Candido complementam a decoração. Janela generosa permite que a luz natural contribua na iluminação do ambiente.

Detalhe da escada que possuí depósito em seu interior e sala de jantar

Cozinha em amarelo, enfatizando o semblante sempre alegre da proprietária

A varanda  abriga o espaço gourmet, com churrasqueira, freezer, pia e bancada de apoio, que serve para atender o churrasqueiro e expor a comida nos dias de festa.

Vista da Varanda

Vista da piscina

Dormitório da moradora

dormitório de um dos filhos

domingo, 26 de julho de 2015

Arte para casamento

Um dos presentes de casamento aos amigos Rejane e Robinson, que também são amantes das bicicletas e se entrelaçaram efetivamente em 2014.

Projeto de Arquitetura de Interiores de Apartamento

Um jovem casal de amigos procurou o escritório para realização de Projeto de Arquitetura de Interiores para seu imóvel recém adquirido. O ambiente deveria ser sofisticado e ao mesmo tempo ter um aspecto jovial. O uso da marcenaria com acabamento amadeirado visava criar uma ambiência mais aconchegante aos moradores e amigos que os visitam com frequência. O mobiliário que mescla madeira e estofados, possibilitam o aspecto refinado, possibilitando a jovialidade na aplicação do móvel da tv laqueado em vermelho. 



No quarto dois tons de verde recobrem as paredes. O piso em laminado vinílico transcende o piso e se transforma em cabeceira da cama, com aparência amadeirada possibilita conforto térmico e deixa o ambiente acolhedor. 

 No quarto da Mariana, filha do casal, o azul se contrasta com o rosa, ambos em tons bem suaves. O mobiliário branco projetado se ressalta das paredes coloridas e evita que o ambiente fiquei carregado visualmente. A pequena mesa foi projetada para a garotinha se expressar artisticamente e o revisteiro fica com acesso fácil para que ela tenha sempre livros e revistas presentes em sua vida. O piso em laminado vinílico possibilita além do conforto térmico a fácil higienização para que a pequena Mariana possa brincar no chão do seu quarto.

Projeto de Casa Rústica com ar Contemporâneo

Um dos projetos mais gostosos de realizar: um jovem casal queria uma casa rústica e ao mesmo tempo contemporânea, que preservasse uma antiga mangueira existente no centro do terreno e que tivesse lugar para guardar caiaques e bicicletas.
A entrada da residência recebeu um sutil pergolado em madeira com dois vasos contendo buganvílias vermelhas em vasos cerâmicos longilíneos marcando o acesso de pedestres. Das quatro vagas de garagem solicitadas pela moradora, 2 deveriam permitir a permeabilidade do solo e a cobertura deveria ser verde. Sendo assim, piso em concreto vazado foi utilizado com cobertura em pérgola de madeira de lei com espécie trepadeira a ser especificada para utilizar sobre a estrutura. Açaizeiros ornamentam a fachada que se volta a pista principal do condomínio e pergolado em concreto armado, que funciona como continuação da estrutura interna, ganha também buganvílias vermelhas.
Para preservar a mangueira existente o projeto arquitetônico precisou literalmente abraçar a árvore. Com isso, a família ganhou uma área de lazer contemplativo interna. Como o regimento do condomínio proíbe a construção de muros, foram propostos brises metálicos, que além de deixar o imóvel menos devassado, permitem que os cachorros criados pela família não ultrapassem o limite do terreno.


O piso de cimento queimado, intercalado com tijolos maciços a cada um metro foram a tônica do projeto, combinando a rusticidade com esquadrias em madeira e estruturas em concreto aparente. O amarelo trouxe vida e uma pegada mais contemporânea está presente nos móveis em traçados retilíneos e sem ornamentos.

A sala de jantar recebeu móveis assinados por designers famosos egressos da Bauhaus, com cadeiras Charles-Eames e mesa tulipa Saarinem. A escada se torna um elemento escultórico, com os degraus estruturados na parede.
A cozinha deveria ser compacta, segundo a moradora, então fizemos o uso da cozinha corredor, com todos os elementos necessários distribuídos linearmente.
O grande desafio no projeto era driblas o problema dos afastamentos laterais de 5m, preservar a antiga mangueira e conseguir colocar todos os dormitórios com aberturas para o nascente, mesmo que para isso, se tivesse pequeno desperdício em área de circulação. O projeto obteve êxito na proposta, ao conseguir posicionar a suíte na parte frontal da edificação, permitindo que a cobertura da garagem seja a varanda do dormitório e reservar duas suítes, com áreas aproximadas para as filhas de uma das contratantes e reserva de um quarto de hóspedes, menor que os demais.
Atenção para as vigotas do vão que permite a visibilidade da sala de estar. As mesmas atravessam a parede e se projetam para a fachada lateral, onde foi supracitado que receberia buganvílias vermelhas.
Considerando o banheiro para duas mulheres, o espaço deveria ser generoso e permitir que duas pessoas usufruam da bancada e espelho do banheiro para se maquiar.



sábado, 25 de julho de 2015

Projeto de Reforma e Arquitetura de Interiores em Apartamento

O presente projeto agracia um jovem casal sem pretensão de ter filhos, que adquiriu um apartamento de sala, cozinha, lavanderia generosa, 3 quartos, banheiro social e banheiro de serviço no bairro da Marambaia em Belém.

 O primeiro passo foi integrar ambientes a fim de provocar a sensação de amplitude no apartamento. Sendo assim a primeira parede a ser removida foi a da cozinha, que virou uma bancada, muito utilizada no preparo de massas pelo morador.



 O quarto que ficava mais próximo a sala, teve sua parede removida e se tornou sala de estar, permitindo que a sala original se tornasse uma aprazível sala de jantar, que recebeu mesa de seis lugares reversível em mesa de sinuca, conforme solicitação da moradora. O espaço se tornou o principal ponto de estar da casa para receber os amigos.

 O banheiro de serviço, que antes abria para a lavanderia, passou a ter seu acesso pela sala e se tornou o banheiro social do imóvel, enquanto o banheiro social recebeu um isolamento externo que tornou o quarto ao lado uma suíte, dando mais privacidade ao casal, que recebe constantemente os amigos no lar.
 O terceiro quarto se tornou o escritório do casal, que faz uso de uma prancheta de desenho e mesa para utilizar o computador e eventualmente receber clientes.

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Projeto de Reforma e Adaptação de uma Distribuidora de Produtos Pet

O projeto a seguir trata-se de uma adaptação de antigo curso de línguas que deveria abrigar uma distribuidora de produtos “pet”. Intervir o mínimo possível no empreendimento era um fator essencial a ser considerado. Sendo assim, o aspecto volumétrico da fachada foi aproveitado, sofrendo apenas alteração em seu revestimento. A ampliação de mais um pavimento seguiu a padronização dos pavimentos inferiores e a área da escada foi destacada com o contraste visual na escolha do revestimento cerâmico preto, criando uma sequência volumétrica com o vidro escuro. Placas de alumínio composto revestem a marquise, que passa a receber a identidade visual do empreendimento.

Fachada antes do projeto de reforma

Vista frontal do prédio

Fachada


Detalhe da entrada

Vista aérea frontal

Assim com na fachada, o interior deveria ser aproveitado ao máximo, sendo solicitado pela contratante que não fosse trocado o revestimento existente. O recuo do balcão de atendimento possibilitou uma demarcação do piso em granito de mesma cor da bancada, setorizando a área do cliente. Um painel em MDF de tonalidade aproximada aos detalhes existentes foi criada como forma de quebrar a monotonia do revestimento que impera em todo interior, ressaltando o mostruário de catálogos de produtos.

Vista da recepção antes do projeto de reforma

Projeto de adaptação da recepção

Projeto de adaptação da recepção

Projeto da sala de vendas

Projeto da sala da diretoria