segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Residência Unifamiliar de Dois Pavimentos - 2010

No tempo que passei contratado como arquiteto em empresas de consultoria, pouco realizei trabalhos particulares. Os fazia apenas quando havia uma boa sintonia com os clientes e foi esse o motivo de assumir o projeto a seguir.

Antes da reforma, o casal com dois filhos adolescentes, gostaria de ampliar a residência, que já possuía dois pavimentos, mas carecia de um espaço de convivência para receber os amigos com mais conforto.
Fachada

Fachada

Na reestruturação da residência, a bicicleta ganhou espaço próprio, camuflado atrás da parede, a fim de bloquear a visibilidade da mesma para a rua, não chamando a atenção de ladrões. No pequeno espaço gramado, o tronco morto compõe o paisagismo juntos as vegetações existentes, como se observa abaixo.

Área verde existente com paisagismo e bicicleta

Jardim frontal com cara de praça

Para receber os amigos, o casal solicitou um terraço, que foi concebido em forma de jardim suspenso. Os móveis de madeira, a rede e o bando de concreto que foi locado nas paredes da extremidade, juntamente a cor vibrante do amarelo, deram a edificação urbana uma aparência de casa de veraneio.

Jardim suspenso


Detalhe da varanda

Na sala de estudos, precisava-se de claridade e maior integração com a sala. Para isso, o arquiteto Murilo Rodrigues, utilizou a estante existente em madeira de lei e a encravou na parede, criando a integração visual , dando a impressão de ampliação dos espaços, mas possibilitando a estante como um biombo, a fim de não devassar demais o ambiente de estudos.

Sala de jantar/ Estar, aproveitando os móveis existentes e vista da sala de estudos atrás da estante.


Quarto da filha

Quarto do filho


Área de refeições rápidas na cozinha

Área de refeições rápidas na cozinha

Antes da reforma, o casal utilizava a lavanderia como varanda e quiseram que a mesma permanecesse com uma mesa de jantar, funcionando como uma varanda.

Área de serviço com vista para o jardim posterior

O jardim posterior já havia sido previamente pensado com uma jardineira em forma parabólica para proteção das árvores existentes. Essa área verde foi ampliada, com a criação de mais dois níveis de jardineiras, para  plantio de espécies de pequeno porte.

Jardim posterior com vista para a área de serviço




quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Edificação uso misto - Residência e Atelier de Costura

A mudança no sentido de algumas ruas fez com que começasse a passar carros pesados em frente a residência atual da cliente, o que fez surgir na mesma várias rachaduras em sua estrutura.
Aproveitando o ensejo, a moradora resolveu contratar a arquiteta Marilete Carvalho, para conceber um Projeto Arquitetônico que contemplasse o atelier de costura e a residência da proprietária. Ao arquiteto Murilo Rodrigues, coube a concepção da fachada.

Fachada da edificação

Fachada aproximada. Observe o detalhe do atelier de costura