domingo, 17 de junho de 2012

Reforma de residência unifamiliar de dois pavimentos

O casal adiou a reforma na residência térrea de dois quartos até planejarem a chegada do bebê que estava porvir, quando solicitaram o projeto ao arquiteto Murilo Rodrigues, que precisou de pouco menos de um mês para finalizá-lo, adequando as novas necessidades e antigos anseios do casal.

A fachada deveria receber um ar contemporâneo, com linhas retas. O carro, que antes era estacionado paralelamente a via, deveria entrar de frente na nova proposta. Para priorizar a segurança da família, o guarda-corpo foi feito como uma volumetria inteiriça, sem detalhes e atingindo a dimensão de 1,70m (1,20 do guarda-corpo + 0,15m da laje + 0,35m da viga). o que dificultaria o acesso de algum meliante que queira adentrar a residência.

fachada da edificação

 Fachada vista de outra direção
No pavimento superior, além das suítes e do escritório, o casal gostaria que fosse projetada a churrasqueira para a confraternização entre amigos que costumam cultivar. O espaço da churrasqueira consta também pia e freezer e mesa de jantar em espaço coberto. No terraço, um pergolado em concreto suaviza a ausência de cobertura, e deixa uma aparência mais bucólica, sobre o sofá que está em uma parede de pedras.

Vista da churrasqueira e terraço

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Repaginação do forro, distribuição do mobiliário e dos quadros

Após anos morando no mesmo apartamento, o casal percebeu que a decoração estava ficando defasada. O forro com detalhes em sanca de gesso enfatizava o passado, assim como a distribuição do mobiliário comprometia a funcionalidade e a unidade plástica do ambiente, com móveis de jantar colocados na sala de estar e vice-versa, além da má distribuição dos quadros.

O principal objetivo do cliente era repaginar o forro, e num futuro próximo, gostaria de mudar todo o mobiliário da sala para dar uma vida nova ao lar. O arquiteto Murilo Rodrigues, ainda no escritório Intervenção Arquitetura e Paisagismo, concluiu que para a reelaboração do forro é indispensável que o mobiliário seja reestruturado e os quadros possam dialogar com os ambientes e visitantes.

A entrada do apartamento se encontra logo ao lado direito da televisão na imagem a seguir. Antes, atrás da televisão se encontrava uma tela na cor vermelha predominante, que deu lugas a um painel de gesso na cor cinza, para que a imagem da tv predomine. Um rasgo no forro em forma de "U" promove uma iluminação indireta na sala, atendendo aos assentos que contornam a mesa de centro em madeira trabalhada. No centro do "U", um condicionador de ar tipo "K7" se encarrega de deixar a temperatura homogênea à todos os espectadores.

Ao lado da TV, uma mesa que ficava anteriormente atrás do sofá, agora abriga porta-retratos com fotos da família. O arquiteto brinca com a subjetividade da decoração, dispondo um espelho que se encontrava em outro ambiente para tornar o visitante da residência como parte integrante desta família, ao ter sua imagem refletida ao fundo do espaço. 

Na sala de refeições, as cristaleiras que estavam separadas em ambientes distintos, voltam a dialogar e interagir no entorno da mesa. Composições de artesanato foram deslocadas para complementar a decoração do ambiente.

Imagem da sala de estar com sala de jantar ao fundo

Imagem da sala de estar com sala de jantar ao fundo

No estar íntimo, o forro foi repensado criando um rebaixo no mesmo na região central dando lugar a uma luminária pendente com traços contemporâneos, para dialogar com o mobiliário existente. A tela vermelha compõem o espaço ao fundo, onde a poltrona que ficava deslocada ganha luminária de piso e vira um convidativo lugar para leitura.

Atrás do sofá, a parede recebe fotos da família dispostas em tamanhos diferentes, mas com mesmo padrão de acabamento, recebendo iluminação que "lava" a parede e ressalta os momentos felizes da família. No canto direito da imagem, a planta recebe iluminação pontual.


Imagem da sala de estar íntimo. 

Abaixo fotos de como estava a organização do mobiliário e forro antes da proposta do arquiteto:











quinta-feira, 7 de junho de 2012

Carretel de fio elétrico vira mesa

Permitam-me este primeiro parágrafo contextualizando a origem do carretel que serviu por anos como mesa do Centro Acadêmico. Ao assumir a presidência do Centro Acadêmico do Curso de Artes Visuais na UFPA, resolvi que seria implantado um sistema de coordenadoria e não mais presidencialismo como sempre havia ocorrido e saímos em busca de uma mesa que representasse essa diluição da hierarquia. Ao pensar no deslocamento do carretel, reaproveitando o mesmo numa atitude sustentável, também o remeteríamos a lenda dos "Cavaleiros da Távola Redonda", representando a igualdade entre seus membros. Anos depois de ter deixado o CA, uma amiga que ainda estudava na UFPA me avisou que comprariam uma mesa nova e que o lendário carretel seria descartado. Não pensei duas vezes: pedi a um amigo que o transportasse até em casa para servir como recordação dos memoráveis tempos de universidade no CA e servir de mesa de canto.

Como preparar um igual?

1. Lavei, pois estava muito sujo, e o coloquei ao sol para secar;

2. Passei selador para proteger a madeira;

3. Marquei onde deveriam ficar fixados os rodízios martelando os parafusos superficialmente, como mostra a imagem a seguir;

Foto: Melissa Noguchi

4. Com a ajuda de uma furadeira e uma broca fina, fiz um furo para que o parafuso entre com maior facilidade sem destruir a madeira, como mostra a foto abaixo;

Foto: Melissa Noguchi

5. Com uma parafusadeira ou mesmo uma chave de fenda, parafusei as rodinhas e estava pronta nossa mesa de canto.

Foto: Melissa Noguchi

Foto: Murilo Rodrigues

Agradecimentos: Maurício Pinheiro e Jorge Fernando, por terem me ajudado a empurrar para o CA o carretel; Tiago Majhouken, Álvaro de Souza e Patrícia Abud, representando todos os demais coordenadores que passaram pela nossa gestão da Chap'arte; Cinthya Nascimeno, por me avisar que o carretel seria descartado; Hideki Sakiyama, por transportá-lo até em casa; e à minha fotógrafa, assessora de imprensa e maior entusiasta da nova mesa que irá para nossa casa, Melissa Noguchi.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

PROJ. DE INTERIORES E CHURRASQUEIRA EM RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR

Assim que a construtora entregou o novo lar do jovem casal, não pensaram duas vezes: arrumaram a mudança. Compraram o essencial de móveis e eletrodomésticos e solicitaram o projeto a equipe de arquitetos do Intervenção Arquitetura e Paisagismo, ficando a cargo de Murilo Rodrigues elaborar a distribuição do mobiliário, projetos da marcenaria e da Área de lazer para o casal com uma filha, receber os amigos.
Sempre um grande desafio organizar o lay-out de salas estar e jantar conjugadas em ambientes quadrados. Tomando como vital diretriz vital solucionar a organização aproveitando o mobiliário que o casal acabara de adquirir.

Sala de Jantar com estar ao fundo

Sala de estar/jantar

A cozinha resulta dos anseios do casal em querer os armários brancos, para contrastar com as bancadas em granito "verde ubatuba", oriundas da construção. 

Cozinha

Na suíte do do casal, o ambiente amplo favorece a criação de closet ao fundo, preservando a entrada do banheiro e pôde-se reservar inclusive reservar uma bancada para a esposa poder guardar joias e se maquiar, assim como espaço pro casal poder usar o laptop com mais conforto.
Como o marido adora jogar vídeogame, sofá encontrado em lojas de móveis de quarto, com encosto da altura da cama, contempla o jogar confortável. Como espelho de cama, fotos grandes emolduradas do casal repousam em bancada e nichos são utilizados como criados mudos.

Quarto do casal

Churrasqueira




Identidade Visual da DOM TRIGO - Panificadora e confeitaria

Em meados de 2010, em parceria com Gilberto Rodrigues, publicitário e proprietário da Dom Trigo Panificadora e Confeitaria, foi elaborada a identidade visual do estabelecimento que está situado na esquina da Av. José Bonifácio com a Av. Gentil Bitencourt.

Logotipo elaborado em parceria pelos primos Murilo e Gilberto Rodrigues