quarta-feira, 13 de junho de 2012

Repaginação do forro, distribuição do mobiliário e dos quadros

Após anos morando no mesmo apartamento, o casal percebeu que a decoração estava ficando defasada. O forro com detalhes em sanca de gesso enfatizava o passado, assim como a distribuição do mobiliário comprometia a funcionalidade e a unidade plástica do ambiente, com móveis de jantar colocados na sala de estar e vice-versa, além da má distribuição dos quadros.

O principal objetivo do cliente era repaginar o forro, e num futuro próximo, gostaria de mudar todo o mobiliário da sala para dar uma vida nova ao lar. O arquiteto Murilo Rodrigues, ainda no escritório Intervenção Arquitetura e Paisagismo, concluiu que para a reelaboração do forro é indispensável que o mobiliário seja reestruturado e os quadros possam dialogar com os ambientes e visitantes.

A entrada do apartamento se encontra logo ao lado direito da televisão na imagem a seguir. Antes, atrás da televisão se encontrava uma tela na cor vermelha predominante, que deu lugas a um painel de gesso na cor cinza, para que a imagem da tv predomine. Um rasgo no forro em forma de "U" promove uma iluminação indireta na sala, atendendo aos assentos que contornam a mesa de centro em madeira trabalhada. No centro do "U", um condicionador de ar tipo "K7" se encarrega de deixar a temperatura homogênea à todos os espectadores.

Ao lado da TV, uma mesa que ficava anteriormente atrás do sofá, agora abriga porta-retratos com fotos da família. O arquiteto brinca com a subjetividade da decoração, dispondo um espelho que se encontrava em outro ambiente para tornar o visitante da residência como parte integrante desta família, ao ter sua imagem refletida ao fundo do espaço. 

Na sala de refeições, as cristaleiras que estavam separadas em ambientes distintos, voltam a dialogar e interagir no entorno da mesa. Composições de artesanato foram deslocadas para complementar a decoração do ambiente.

Imagem da sala de estar com sala de jantar ao fundo

Imagem da sala de estar com sala de jantar ao fundo

No estar íntimo, o forro foi repensado criando um rebaixo no mesmo na região central dando lugar a uma luminária pendente com traços contemporâneos, para dialogar com o mobiliário existente. A tela vermelha compõem o espaço ao fundo, onde a poltrona que ficava deslocada ganha luminária de piso e vira um convidativo lugar para leitura.

Atrás do sofá, a parede recebe fotos da família dispostas em tamanhos diferentes, mas com mesmo padrão de acabamento, recebendo iluminação que "lava" a parede e ressalta os momentos felizes da família. No canto direito da imagem, a planta recebe iluminação pontual.


Imagem da sala de estar íntimo. 

Abaixo fotos de como estava a organização do mobiliário e forro antes da proposta do arquiteto:











Nenhum comentário: