segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Oscar Niemeyer: A Arte de plasmar o habitável

Num mundo de tantos jovens sem perspectiva de vida, sem planos, sem oportunidade ou sem vontade, a morte de um cidadão de quase 105 anos seria natural. Contudo, cheio planos e projetos por fazer, Oscar Niemeyer deixa um legado de fãs arquitetos, engenheiros e todas as pessoas que se permitiram emocionar ao presenciar, mesmo que por fotos ou vídeos, sua arquitetura fantástica e completamente singular.
Brincava com amigos, ao dizer que ele não nos deixaria, pois era o primeiro arquiteto tombado, que assim como suas obras, não poderia morrer. Um exemplo para quem ama a arquitetura e sente prazer neste ofício, que apenas para poucos ainda soa como Arte.
Niemeyer conseguiu brincar efetivamente com suas proposições arquitetônicas nos deixando quase achar que são esculturas. As formas são escultóricas, mas não categorizadas como esculturas pela simples diferenciação quanto à função desempenhada pela criação: se funciona como abrigo, perde a categoria de escultura e passa automaticamente a caminhar no campo da arquitetura.
Em meados do século XX, um grupo de arquitetos e intelectuais com propostas revolucionárias fundaram o Movimento Internacional por uma Bauhaus Imaginista-MIBI (que depois se juntaria a mais grupos político-artísticos e fundariam a IS - Internacional Situacionista), o qual possuía como diretriz principal a crítica ao extremo funcionalismo da arquitetura ensinada na Bauhaus (escola de Urbanismo, Arquitetura, Cenografia, Design e Artes Plásticas), clamando por uma arquitetura lúdica e que nos possibilite emoção.
Ao estudar estes movimentos supracitados, via nos projetos de Niemeyer a materialização deste discurso na sua peculiar arquitetura lúdica, que sai do “lugar comum” e que emociona. Formas que qualificam a engenharia contemporânea, nos mostrando diversas possibilidades formais do construir com concreto armado, que era sua “massa de modelar”.
Descanse em paz o Grande Mestre da Arquitetura Mundial, que não abandonou seu ideal por uma sociedade sem esta abissal diferença entre classes sociais. Arquiteto Revolucionário, que inspira tantos que almejam o curso de arquitetura e tantos que acreditam que a arquitetura poderá tornar o mundo mais justo, fraterno e agradável.
Abaixo, registros de duas obras de Niemeyer em Niterói, que tive o privilégio de conhecer.
Teatro Popular de Niterói

Museu de Arte Contemporânea

Nenhum comentário: