sábado, 10 de novembro de 2012

Prédio Administrativo da ELETRONORTE - MACAPÁ/AP

Em meados de Janeiro, ainda na qualidade de arquiteto da empresa SANEVIAS, fui designado para viajar a Macapá, capital do estado do Amapá, para colher as informações necessárias e desenvolver em uma semana, enquanto permanecia hospedado na cidade, o programa de necessidades e o partido geral do novo prédio administrativo da ELETRONORTE de Macapá, que possuirá mais de 3000m² e consequentemente a urbanização do entorno do terreno, situado na esquina da Avenida Paraná e Rua Antônio Coelho de Carvalho.
Orientado pelo Engº Sérgio Camargo, diretor de engenharia da empresa, que empregou como diretriz projetual fazer o novo prédio "abraçar" o existente, que será demolido apenas quando a construção estiver concluída. Outra exigência seria permitir o fácil acesso ao auditório para 200 lugares. Caso fosse cedido à algum evento externo, os visitantes não deveriam circular pelas dependências administrativas e operacionais da Empresa.
Segundo o Arquiteto José Balieiro, a arquitetura a ser proposta deveria refletir o novo momento que vive a Eletrobrás, mostrando-se contemporâneo e ecologicamente correto, preocupando-se com a sustentabilidade, assunto tão divulgado atualmente.
A fim de não comprometer o tráfego de veículos na Av. Principal, se consolidou a entrada e saída de veículos pela Antônio Coelho de Carvalho, concentrando a entrada de pedestres também nesta rua, para que haja economia de recursos humanos. A guarita foi pensada para abrigar os funcionários que chegam antes do horário permitido à entrada para o expediente de trabalho.

Vista da entrada de automotores, ciclistas e pedestres
 
Vista da esquina

Vista aérea mostrando o cruzamento

Vista aérea

Vista aérea

Vista aérea

O módulo branco acima é o galpão que permanecerá
 
Vista da oficina (esquerda) e CPD ao lado da torre de transmissão

Vista das oficinas de linha viva e de equipamentos elétricos

Vista do prédio que abrigará o CPD

Área de estacionamento institucional onde atualmente está situado a edificação existente que será demolida

Detalhe do jardim da esquina
 
Vista do auditório

Vista do modelo de sala de trabalho

Sala da Gerência Geral

Vista da escada e plataforma de elevação para portadores de dificuldade de locomoção
 
Maquete eletrônica do banheiro
 
Projeto Arquitetônico e Modelagem Eletrônica: Murilo Rodrigues
Projeto Paisagístico: Carmen Oraida
Renderização e Finalização: Felipe Enomoto

Nenhum comentário: