sábado, 19 de maio de 2012

ELETRONORTE TUCURUÍ - Revitalização de Galpão em Prédio Administrativo - Tucuruí/PA, 2012.

No final do ano de 2011, a empresa Sanevias - Consultoria e Projetos ganhou o contrato que tinha como objeto a transformação do galpão existente na unidade de Tucuruí/PA (imagem abaixo) em prédio administrativo, tendo como pré-requisito vital, o aproveitamento da estrutura existente, a fim de se reduzir os custos com a obra.

Imagem atual do galpão objeto do contrato

Para dar início à empreitada projetual, a empresa contratou o arquiteto que vos escreve, Murilo Rodrigues, para repassar o Termo de Referência do contrato, no qual constava todos os desafios para esta edificação de alto padrão, e a responsabilidade de ter no currículo o Projeto Arquitetônico da Eletrobras - Eletronorte.
Tendo como norte a preservação do galpão, o maior empecilho foi a parte inferior da viga existente estar há exatos 5m do piso, engessando assim a possibilidade de um confortavel pé-direito no andar térreo, assim como inviabilizando qualquer tipo de estrutura convencional.
A solução do arquiteto foi propor a utilização de estrutura metálica, para que a edificação fosse viável. Que ao repassar ao Engº Sérgio Camargo, diretor da empresa, a situação, abraçou a causa amadurecendo a ideia e propondo ao engenheiro Luiz Paulo, que entre outras experiências assina o projeto do Estação das Docas, a ingressar neste consórcio de profissionais.
Na primeira reunião, Camargo sugeriu a Luiz Paulo que fosse pensado um modelo estrutural que consequisse ser distribuido sobre uma laje de 15cm de espessura. Chegou-se a proposta que se faria necessário inúmeros pilares, distribuidos a cada 1,5m por detrás das paredes do pavimento térreo, para fazer a dissipação de esforços ao longo dos inúmeros pilares que teriam as cargas reduzidas consequentemente.
Vista para a barragem da Usina Hidroelétrica de Tucuruí/PA

A alvenaria abaixo da viga supracitada, foi completamente retirada, dando espaço a paineis cimentícios e um pano de vidro que possibilita a vista privilegiada da barragem para os funcionários mesmo estando no interior da edificação e com as janelas fechadas.

Fachada do galpão revitalizado

Para propiciar mais vida ao prédio revitalizado, uma jardineira foi instalada livrando apenas a entrada de veículos. Nos canteiros verdes existentes, a brita, muito encontrada na região, compoem o novo projeto paisagístico.

Vista aérea do galpão revitalizado

Para possibilitar a entrada de iluminação natural e a exaustão do ar quente do interior da edificação, uma claraboia foi proposta com telhas translúcidas e um sistema de venezianas.

Nenhum comentário: