segunda-feira, 28 de maio de 2012

Projeto de Reforma e Ampliação


O proprietário havia feito a casa deixar de ter o tradicional padrão de entrega da COHAB quando, ainda solteiro, adquiriu a mesma e solicitou um projeto de reforma ao Rômulo Rodrigues. Anos se passaram e hoje, casado e com uma filha, resolveu ajustar a casa a sua nova vida. Sendo assim decidiu entrar em contato com seu antigo arquiteto, compondo hoje a equipe Intervenção Arquitetura e Paisagismo, que realizou o projeto de reforma.
O primeiro passo era abrir mais a fachada que se encontrava com um muro alto e com o portão do carro fechando completamente a visibilidade do interior da edificação. Sendo assim, foi proposto um novo conjunto de grades, que com um traçado mais simples, possibilitaram a ampliação da iluminação natural e da ventilação, melhorando o conforto térmico.

Vista da fachada

 A sala de estar deveria possuir o pé-direito duplo e deveria ser vista de um mezanino que estaria sobre a sala de jantar e escritório.


Sala de estar

Sala de estar

Sala de Jantar

 A cozinha deveria ser funcional, moderna e permitir refeições rápidas. A partir dessas diretrizes projetuais, empregou-se o uso de uma “ilha” em que ficaria o fogão tipocooktop assistido por uma coifa, utilizada para reduzir o excesso de fumaça provocado pelo preparo de comidas.
Copa/cozinha

 A área de lazer aproveita a parte posterior do lote. É onde se encontra a uma churrasqueira a ser utilizada na confraternização familiar nos finais de semana.
Churrasqueira
(Projeto elaborado pelo arquiteto quando integrava o escritório Intervenção Arquitetura e Paisagismo)

Nenhum comentário: