terça-feira, 22 de maio de 2012

ICONE - temaki e sushi - Projeto Arquitetônico de reforma e interiores

O projeto do mais novo restaurante de comida japonesa de Belém deveria nascer em uma semana. O prédio objeto de reforma, já havia abrigado um empreendimento similar e agora deveria, aproveitando a estrutura existente, refletir um outro lugar.
Na conversa com os sócio Roni e Zaqueu, os mesmos deixaram bem claro que a fachada merecia uma intervenção que potencializasse a visibilidade do mesmo, que em tons neutros e com uma espessa porta em madeira, deixava-o passar despercebido na vizinhança.

Fachada antes da reforma

A proposta de reforma, buscando preservar ao máximo a estrutura existente, apenas com a utilização de cores, possibilitou o que queriam os jovens empresários. A mudança colorística se iniciou na logomarca, que havia acabado de ser fornada. Antes preto, agora o círculo de fundo do "i" do nome do empreendimento (ICONE) tomou a cor verde, estabelecendo uma combinação perfeita com o vermelho oriental. Na fachada, as linhas minimalistas do projeto anterior dão lugar a um Torii (signo da cultura oriental) estilizado, tendo as outas formas geométricas que complementam a composição, se harmonizando em tons sóbrios e com a madeira que permaneceu.

Proposta de fachada

Fachada no dia da inauguração

Toda a marcenaria interna estava ideal para o bom funcionamento, precisando apenas de reparos no acabamento, que a dupla de marceneiros Andraci e Edilson Marques solucionaram de maneira primorosa, elaborando inclusive outra mesa, idêntica as existente.

Área de atendimento antes da reforma

A mudança de tons, deixou o ambiente com uma cara nova. Após a reforma, as cores vermelho e verde, do logotipo, ocuparam o ambiente e compõem bem com o tom salmão, que remete ao peixe carro chefe da culinária oriental.

Maquete da proposta

Registro do ambiente no dia da inauguração


Registro da entrada antes da intervenção

Simulação da proposta

Registro do ambiente no dia da inauguação

 Para concluir o projeto em grande estilo, a comunicação visual dos banheiros foi assinada com exclusividade pelo arquiteto e ornamentam as portas que ganharam a aparência das esquadrias e divisórias orientais.

Antes da reforma

Após a reforma a porta dos banheiros receberam as placas exclusivas assinadas pelo arquiteto

Fica a critério dos clientes o acompanhamento da execução dos serviços. No caso deste projeto, os sócios resolveram acompanhar passo a passo o andamento da obra, finalizando inclusive o toque final na decoração e no tom verde da iluminação da fachada.



Nenhum comentário: