domingo, 26 de julho de 2015

Projeto de Casa Rústica com ar Contemporâneo

Um dos projetos mais gostosos de realizar: um jovem casal queria uma casa rústica e ao mesmo tempo contemporânea, que preservasse uma antiga mangueira existente no centro do terreno e que tivesse lugar para guardar caiaques e bicicletas.
A entrada da residência recebeu um sutil pergolado em madeira com dois vasos contendo buganvílias vermelhas em vasos cerâmicos longilíneos marcando o acesso de pedestres. Das quatro vagas de garagem solicitadas pela moradora, 2 deveriam permitir a permeabilidade do solo e a cobertura deveria ser verde. Sendo assim, piso em concreto vazado foi utilizado com cobertura em pérgola de madeira de lei com espécie trepadeira a ser especificada para utilizar sobre a estrutura. Açaizeiros ornamentam a fachada que se volta a pista principal do condomínio e pergolado em concreto armado, que funciona como continuação da estrutura interna, ganha também buganvílias vermelhas.
Para preservar a mangueira existente o projeto arquitetônico precisou literalmente abraçar a árvore. Com isso, a família ganhou uma área de lazer contemplativo interna. Como o regimento do condomínio proíbe a construção de muros, foram propostos brises metálicos, que além de deixar o imóvel menos devassado, permitem que os cachorros criados pela família não ultrapassem o limite do terreno.


O piso de cimento queimado, intercalado com tijolos maciços a cada um metro foram a tônica do projeto, combinando a rusticidade com esquadrias em madeira e estruturas em concreto aparente. O amarelo trouxe vida e uma pegada mais contemporânea está presente nos móveis em traçados retilíneos e sem ornamentos.

A sala de jantar recebeu móveis assinados por designers famosos egressos da Bauhaus, com cadeiras Charles-Eames e mesa tulipa Saarinem. A escada se torna um elemento escultórico, com os degraus estruturados na parede.
A cozinha deveria ser compacta, segundo a moradora, então fizemos o uso da cozinha corredor, com todos os elementos necessários distribuídos linearmente.
O grande desafio no projeto era driblas o problema dos afastamentos laterais de 5m, preservar a antiga mangueira e conseguir colocar todos os dormitórios com aberturas para o nascente, mesmo que para isso, se tivesse pequeno desperdício em área de circulação. O projeto obteve êxito na proposta, ao conseguir posicionar a suíte na parte frontal da edificação, permitindo que a cobertura da garagem seja a varanda do dormitório e reservar duas suítes, com áreas aproximadas para as filhas de uma das contratantes e reserva de um quarto de hóspedes, menor que os demais.
Atenção para as vigotas do vão que permite a visibilidade da sala de estar. As mesmas atravessam a parede e se projetam para a fachada lateral, onde foi supracitado que receberia buganvílias vermelhas.
Considerando o banheiro para duas mulheres, o espaço deveria ser generoso e permitir que duas pessoas usufruam da bancada e espelho do banheiro para se maquiar.



Nenhum comentário: